domingo, 6 de maio de 2012

O Perigeu

Para quem, como eu, não sabia por que motivo científico a Lua está hoje tão imensa, reproduzo o aqui a explicação dos cientistas do Observatório Astronómico de Lisboa (no site do Observatório).

"Nesta noite a Lua Cheia está maior e mais brilhante que o habitual. Esta “Super Lua” é provocada pela ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia, com a Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua, em que a esta se encontra mais próxima da Terra).

A melhor ocasião para observar esta "Super Lua Cheia" foi o momento do nascimento da Lua, quando esta apareceu no horizonte, em Lisboa pelas 20:09 horas, Porto pelas 20:12 horas. A Lua parece maior quando está perto do horizonte e aparece por entre edifícios ou árvores.

Este facto torna aparentemente a Lua cheia ainda maior do que já é: 14% maior e 30% mais brilhante.

Há um mito, de associar esta fase da Lua ao azar, aos desastres naturais, etc…, embora cientificamente não haja qualquer relação entre ambos. O fenómeno somente influenciará a intensidade das marés, em especial no Oceano Atlântico, mas sem consequências significativas.

Neste perigeu a Lua estará a uma distância de aproximadamente de 357 mil km da Terra.

Este fenómeno é cíclico. O último registou-se a 19 de Março de 2011, o próximo ocorrerá a 23 Junho de 2013 e em 2014 acontecerá a 10 de Agosto."

2 comentários:

  1. Eu admirei a Lua esse dia, mas não sabia que era a Super Lua, ficarei mais ligado da próximo vez, assim eu aprecio ainda mais! :)

    ResponderEliminar
  2. "Super" ou "mini" vale sempre a pena apreciar a Lua, Filipe... :-)

    ResponderEliminar