No dia em que aterrei nos EUA, há um mês, estranhei que fosse das poucas pessoas atentas ao tapete rolante onde as bagagens iam surgindo por detrás da cortina negra de plástico. As malas rodavam, abandonadas, mas a atenção dos passageiros do aeroporto de Dulles-Washington DC naquele dia fixava-se nos ecrãs da televisão. Vários grupos de pessoas amontoavam-se, de cabeça erguida, atentos ao folclórico “breaking news”. Como tinha estado fechada no avião durante várias horas pensei poder tratar-se de um atentado, uma explosão ou algo verdadeiramente grave. Aproximei-me e li qualquer coisa como “Casey Anthony’s Trial – not guilty”. Não percebi do que se tratava apenas pelo título, mas calculei que fosse assunto sério.
Passou um mês, percorri várias cidades e Estados norte-americanos e o caso continua a provocar “breaking news”. Bastam dois minutos de tv’s, rádios ou jornais e percebo que o caso de uma mãe que supostamente matou uma filha com violência e foi declarada inocente pelo tribunal é – e continua a ser um mês depois – o tema mais importante para a nação americana.
Há horas intermináveis de debates, fóruns, análise, comentários, etc. Há até concursos em que o telespectador participa, dá opinião sobre o caso (dita a sua sentença popular) e ainda pode ganhar telemóveis!
Há quem chame a isto “infotainment”; eu prefiro a expressão “dumbtainment”. E este é “O” tema que mais preocupa a maior economia do mundo através dos media.
Lembrei-me do chamado “caso Joana”, que tanta tinta fez rolar em Portugal. Critiquei, na altura, o comportamento dos media portugueses. Critico agora também o comportamento dos media norte-americanos. Talvez sejam mais as semelhanças do que as diferenças. E, apesar de tudo, acreditem que os media portugueses podiam dar lições de sobriedade aos norte-americanos, neste caso concreto. Ou isso ou então as tv´s portuguesas não têm dinheiro para oferecer telemóveis em primetime.
Concordo totalmente... Mas daqui a uns tempos as televisões portuguesas também vão aderir totalmente (sim porque acho que já fazem, um bocado mas fazem) ao "dumbtainment" e a oferecer telemóveis... =S
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