domingo, 1 de junho de 2014

Livros gulosos

Inês e a mãe. Fim de tarde. Alto do Parque Eduardo Sétimo. Lisboa.
- Oh, mamã... Só mais este.
E a mãe respondia, embaraçada perante a senhora que as mirava do lado de trás do balcão.
- Não pode ser, querida. Já levas três.
- Mas tu prometeste, mamã... Hoje é o dia da criança... Disseste que eu podia escolher. Tu disseste. Tu prometeste.
A mãe, surpreendida com a capacidade de argumentação da criança, não teve resposta pronta.
- Vês, vês, tu sabes que eu tenho razão - insistiu a criança perante a nesga de parte fraca involuntariamente mostrada pela mãe.
- Inês... Mas tu já escolheste, filha. Essa é a tua prenda. Aliás, já tens aí três livros. São três prendas!
- Oh, mamãzinha... Só mais este.
O "mamãzinha" demoliu a frágil barreira que ainda existia na racionalidade emocional daquela mãe. Afinal, a criança não pedia doces. Pedia livros. A senhora do lado de trás do balão sorria.
A mãe da Inês não aguentou.
- Vá, só mais este. Tu realmente...
A criança deu um pequeno grito de alegria.
- És a maior, mamãzinha! Obrigada mamãzinha!
Estava tão feliz. Creio que a mãe também.
Há quem peça livros como quem pede doces. Que maravilhosa guloseima...


Fotografia de Ana Catarina Santos, Feira do Livro 2014



1 comentário:

  1. Livros são uma maravilhosa guloseima... só que eu já não tenho espaço para tantas guloseimas!!!

    ResponderEliminar