segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Não se conhecem

Não se conhecem, nunca se viram. Cruzam-se casualmente.
Ele repara na mulher que tem à sua frente. Ela ainda não o viu. Ele fica siderado. Não tira os olhos dela. Ela vê um homem à sua frente. Não propriamente um homem. Vê uns olhos de homem parados, brilhantes, fixados em si. 
Estão de frente um para o outro, porque aquele era o rumo que cada um seguia. 
Ele caminha na direcção dela. Ela repara que ele o fixa. Olha-o, discretamente, ainda de longe. Ele não pára de a olhar e procura que ela se fixe nele. Ela desvia o olhar, inibida, enquanto caminha. Mas ela sabe que ele continua a fixá-la. 
Nenhum desvia o trajecto. Vão-se aproximando. Nada existe à sua volta, nem trânsito, nem carros, nem lojas, nem árvores, nem outras pessoas. Só um e outro, quase em câmara lenta. Só os olhos de um e os olhos de outro. 
Ele abranda o passo. Ar suspenso. Estão a segundos de se cruzarem. 
Ela volta a olhá-lo. Um metro separa-os. Já quase sentem o cheiro um do outro. Ele cede e rende-se. Sorri, perdido. Ela responde com um leve trejeito de lábios. Um quase, quase sorriso. 
Menos de um metro. Ela mexe no cabelo. Ele pára à sua frente. 
- Se fosse num filme, agora oferecia-te uma flor.

Robot android woman holding a red rose (at Shutterstock)






6 comentários:

  1. Tudo se conjuga, tudo se condensa nas dimensões multifacetadas do olhar... há, ou parece haver, um verbo fora de tom: um metro separa-os (funde-os).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Separa-os, é certo. Mas é apenas um metro. Um metro... O que é um metro, afinal, na maratona da vida? :)

      Eliminar
  2. Distância e proximidade são ideias/conceitos tão difíceis de definir, até na linguagem científica e, muito mais, nos dialetos emocionais.
    Quantas vezes não sentimos, numa e noutra, exatamente, o seu contrário?
    Mas não pretendo contrariar, apenas questionar as dúvidas em que tropeço, ou que invento para tropeçar.

    ResponderEliminar
  3. Não me incomoda que me contrariem. Gosto que me questionem e que me façam pensar no que digo e no que escrevo. Estimula-me esta conversa. Peço mais dois cafés? E conversamos um pouco mais? Sem distâncias. :)

    ResponderEliminar