quinta-feira, 29 de maio de 2014

Relvas, natalidade e um Partido unido

Miguel Relvas esteve ontem à noite no Conselho Nacional do PSD. Praticamente ninguém o viu entrar. Foi discreto e não quis prestar declarações à imprensa. Mas Relvas, uma vez sentado numa das filas da frente da sala onde decorria a reunião à porta fechada, foi saudado por quase toda a gente. Quem passava e o via lá sentado, começava por estranhar a presença. Mas depois do gelo inicial quebrado, Relvas foi abraçado e cumprimentado por muitos. Incluindo, o próprio Passos Coelho, segundo os relatos recolhidos pelo Diário Metafísico.

Este foi o segundo Conselho Nacional a que Miguel Relvas assistiu, desde que foi eleito membro no Congresso do Coliseu - indicado pelo Presidente do Partido. E até interveio, para falar da necessidade de o PSD protagonizar uma reforma do sistema político.

Neste primeiro Conselho Nacional após as eleições, em que o PSD teve uma derrota eleitoral clara, os PPD's aprovaram por unanimidade uma proposta para debater... A natalidade. Sim, a natalidade. Vão realizar um Conselho Nacional temático sobre o assunto e pedir contributos de vários especialistas.

Miguel Relvas esteve bastante activo. Saiu várias vezes da sala e chegou mesmo a ter algumas conversas em privado com alguns conselheiros e até membros do Governo, ex-colegas portanto.

Uma dessas conversas foi com a Ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, numa sala contígua à do Conselho Nacional. Ambos estiveram sentados a trocar impressões durante longos minutos.

Até que apareceu Marco António Costa, o primeiro vice-presidente do PSD. Marco António chegou e cumprimentou ambos. Marco para Relvas: - "estás bom?" Relvas respondeu cordialmente com um leve aceno de cabeça. Um aperto de mão. Um beijinho à Ministra. Levantaram-se ambos, Paula e Miguel.

Uns segundos de impasse. A conversa que Relvas e Teixeira da Cruz estavam a ter, se era sobre política, foi interrompida. Algumas palavras de circunstância. E o tema muda radicalmente. Começam a falar de bebés. Sim, de bebés. Miguel Relvas e Marco António Costa foram pais há pouco tempo. Marco mostra-lhes, com doçura, fotografias no telemóvel. Relvas fala da sua experiência. Marco, compara. E se o teu também chora muito. E se dorme a noite toda. E se mudas fraldas. E se tem dorzinhas de barriga.

A proposta do Conselho Nacional para debater a política de natalidade, afinal, estava ali mesmo já a ser posta em prática. Marco e Miguel, ao fim e ao cabo, estão do mesmo lado da barricada. E ambos ouvem as ansiedades do amigo Passos Coelho. Se é para falar da natalidade, falemos de natalidade.




1 comentário:

  1. Saia um estudo, uma pós-graduação, uma licenciatura ou doutoramento. Nos estudos, ninguém nos bate. A luta continua, os filhos herdarão o pote. Aleluia.

    ResponderEliminar